quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O Boletim Paroquial de Alvarelhos Oucidres Tinhela

Corria o ano da graça de 1965 quando foi publicado o primeiro Boletim Paroquial de Tinhela, e mais tarde estendeu-se a Alvarelhos e Oucidres. Obra da vontade e do punho do reverendo Pároco Padre Delmino Rodrigues Fontoura, que teve a seu cargo este rebanho, no inicio da sua vida sacerdotal.
Era um boletim que queria levar um pouco de alegria, uma palavra amiga, uma recordação grata, um bocadinho de amor pela nossa terra, a todos os que deixavam o torrão materno e partiam para Africa, Brasil, Europa, para Lisboa ou Porto ou para outros destinos na ânsia de encontrar um futuro melhor.
Nos dias de hoje as redes sociais a Internet e as comunicações moveis ou fixas fazem muito desse trabalho mas hà 45 anos atrás saber noticias da aldeia era muito difícil. Poucos eram os recebiam noticias das suas terras até porque a taxa de analfabetismo era muito elevada e poucas ou nenhumas eram as publicações, os jornais nacionais não traziam a não ser que acontecesse uma tragedia uma linha sobre estes lugares daí que este boletim com noticias da santa terrinha foi bem acolhido e motivo de orgulho de todos os nossos conterrâneos espalhados pelo Mundo.
Em 1965 posso dizer-vos que parecia estarmos na vanguarda e a este nível talvez até estivéssemos pois poucos teriam a sorte de estar nas roças Africanas e receber noticias como aconteceu com alguns dos nossos conterrâneos.
Posso dizer-vos porque ficou registado nas páginas do boletim paroquial “…a nossa rica estrada é alvo das nossas atenções e para a qual já pagámos o ano passado a quantia de 11.720$00 pelas três povoações interessadas – Tinhela, Alvarelhos e Lamas de Ouriço. Já está empreitada de Lamas de Ouriço a Alvarelhos, graças á preciosa colaboração de S. Exª o Sr. Presidente da Câmara e o Sr. Dr. Juiz António de Carvalho que não se tem poupado a sacrifícios para ver realizado o anseio do nosso povo. Oxalá que o sr. Empreiteiro nos faça o rompimento o mais depressa possível, são os nossos votos.” Isto talvez já não seja notícia mas aqui fica demonstrada a generosidade das nossas gentes pois muitas das obras às quais não damos grande valor só foram possíveis porque a determinação e o querer de outros que nos antecederam as tornaram possíveis.
Poderia falar-vos da rede eléctrica que chegou por esta altura ou da casa Paroquial de Alvarelhos ou das escolas primárias ou de outras obras que se foram realizando com os braços dos que ficavam e com o dinheiro dos que tinham partido.
O boletim foi publicado durante algum tempo e no fundo para lá de pequenas noticias, e da mensagem de boas festas que o pároco transmitia porque era publicado nesta quadra ele informava o movimento paroquial em óbitos, casamentos e baptizados.
O Padre Delmino, foi dos padres que mais marcou estas terras pois o seu dinamismo e a sua de forma de estar e de intervir excediam a as suas funções de Pároco e para ele com os votos de boas festas fica este apontamento que passados 45 anos e talvez daqui por mais 45 anos ainda possa ser recordado pois sem se aperceber estava a registar um dos momentos de mais prosperidade da freguesia.
Poderia trazer-vos outros recortes desses boletins que foram publicados mas isso fica para outra oportunidade, para já quero apenas dizer ás gerações mais novas que a nossa terra já teve um jornal assim como já teve muitas outras coisas das quais nos devemos orgulhar porque foram grandes na medida em que nós como freguesia somos apenas um punhado de homens livres.
A todos, onde quer que vos encontreis, desejo um próspero Ano de 2011.


Henrique Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário